Se a sua situação geral for insatisfatória ou desagradável, separe-se deste instante e renda-se àquilo que é na realidade. É essa a lanterna que atravessa o nevoeiro. O seu estado de consciência deixa, então, de ser controlado por condições externas. Você já não provém da reação e da resistência.
De seguida, olhe para os pormenores da situação. Pergunte a si mesmo: «Posso fazer alguma coisa para mudar a situação, para melhorar ou sair dela?» Se assim for, leve a cabo a ação apropriada.
Não se concentre na centena de coisas que fará ou poderá fazer nalguma altura futura, mas sim naquilo que pode fazer agora. Não significa isto que não deva fazer planos nenhuns. Poderá muito bem ser que os planos sejam a única coisa que você pode fazer neste momento. Porém, certifique-se de que não continua a passar «filmes mentais» que o projetam continuamente no futuro e, desse modo, perca o Agora. Qualquer ação que possa tomar poderá não dar frutos de imediato. Até que assim seja, não resista àquilo que é.
Eckhart Tolle (A Prática do Poder do Agora, pág. 115)
Nenhum comentário:
Postar um comentário