Por que apresentar Malala às crianças?
...Para muitas crianças, o livro pode ser o primeiro contato com um caso real de violência na literatura. Como foi retratar a violência?
Quando você olha a literatura infantil, desde que o mundo é mundo há episódios de violência e superação. A rainha manda cortar o coração da Branca de Neve e pede ao lenhador que o traga numa caixa. Os pais de Harry Potter foram assassinados. O lobo mau come a vovozinha da Chapeuzinho Vermelho, e o lenhador rasga a barriga do animal.
Acho que as crianças têm uma curiosidade sobre essas questões. Acredito que propositalmente (exista a violência nas histórias)para que haja episódios de superação. Só que as histórias não foram atualizadas. Hoje a criança ouve falar de tiro, de terrorismo.
As famílias estão mais abertas, discute-se isso mais abertamente na escola, a tecnologia facilita o assunto chegar a elas. Decidi não poupar a criança da verdade e contar o que realmente aconteceu: que Malala era uma criança e atiraram nela. Ao mesmo tempo, tentei contar de uma forma delicada, leve, falo que ela dormiu. Mas quando vou a escolas as próprias crianças perguntam se ela entrou em coma.
É importante que a criança saiba a verdade, mas ainda bem que é uma história com final feliz, como as dos contos de fadas. A Malala acorda, e, ao contrário de silenciar, ainda potencializam a voz dela. Acabou não sendo tão difícil passar por esse episódio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário