quinta-feira, 5 de maio de 2016





Os dogmas - religiosos, políticos ou científicos - surgem da crença errada de que o pensamento pode enclausurar a realidade ou a verdade. Os dogmas são prisões conceptuais coletivas. E o mais estranho é que as pessoas adoram as suas celas, porque elas lhe oferecem uma sensação de segurança e uma falsa impressão de que "sabem".
Não há nada que tenha infligido mais sofrimento à humanidade do que os dogmas. É verdade que, mais tarde ou mais cedo, acabam todos por se desmoronar, porque, nalgum momento, a realidade irá desmascarar a sua falsidade; contudo, os dogmas acabarão por ser substituídos por outros, a não ser que sejam vistos como erro básico que são.
Qual é o erro básico? A identificação com o pensamento racional.
Eckhart Tolle (A Voz da Serenidade, pág. 28)



O momento presente é por vezes inaceitável, desagradável ou terrível.
É aquilo que é. Observe como a mente classifica esse momento e como esse processo de classificação, esse permanente ditar de sentenças, cria dor e infelicidade. Ao observar os mecanismos da mente, você sai para fora dos seus padrões de resistência e então poderá permitir que o momento presente seja. Isso dar-lhe-á um vislumbre do estado interior livre de condições exteriores, do estado de verdadeira paz profunda. Depois veja o que acontece, e tome providências se for necessário ou possível.

Aceite - e depois atue. Seja o que for que o momento presente contenha, aceite-o como se fosse escolha sua. Trabalhe sempre com ele, não contra ele. Faça dele um amigo e um aliado, e não um inimigo. Milagrosamente, isso transformará toda a sua vida.
Eckhart Tolle (O Poder do Agora, pág. 53)



Agora tem uma segunda hipótese de se render: se não conseguir aceitar o que existe por fora, então aceite o que está por dentro. Se não conseguir aceitar uma condição externa, aceite a interna.
Estas palavras significam: não resista à dor. Permita que esteja lá. Renda-se à tristeza, ao desespero, ao medo, à solidão, ou a qualquer forma que o sofrimento tenha assumido. Testemunhe-o sem o rotular. Aceite-o.
Em seguida, verifique como o milagre da rendição transforma o sofrimento profundo em paz profunda. Esta é a sua crucificação. Deixe que se torne a sua ressurreição e a sua ascensão.
Eckhart Tolle (A Prática do Poder do Agora, pág. 129)


Nenhum comentário:

Postar um comentário