O amor tóxico num
relacionamento amoroso
... O amor tóxico se esconde por trás de uma cortina de fumaça onde as pessoas enganam a si mesmas,pensando que seu parceiro “não é ruim” e tentando ver as partes positivas, como por exemplo: é uma pessoa protetora, me ama acima de todas as coisas e cuida de mim. No entanto, a realidade é que a relação só se baseia na incerteza, na raiva, na necessidade, na insegurança e até mesmo na suspeita.
Uma pessoa que está há muito tempo em um relacionamento amoroso tóxico perde a noção do que é, realmente, uma relação saudável… se esquece e pensa que o que acontece com ela é normal, mas isso está muito longe da realidade. Uma relação de amor se baseia no respeito e na construção de um caminho juntos, cheio de bons momentos que farão com que ambas as pessoas se sintam felizes.
“As emoções perturbadoras e as relações tóxicas foram identificadas como fatores de risco que favorecem a aparição de algumas doenças”.
... o desprezo ou a falta de respeito são sinais inequívocos de que o relacionamento se encontra em um ponto realmente crítico. John Gottman comenta frequentemente que o desprezo ou a falta de respeito inclui o sarcasmo, o cinismo, os insultos, a ignorância de atenção voluntária, a piada ou o humor hostil. Isso normalmente acontece quando há uma falta de respeito para com o parceiro, problemas que não são resolvidos e o casal acaba se destruindo. Algo assim destrói sua autoestima, caso você seja desprezado pela pessoa que ama...
As palavras podem causar a mesma ferida emocional que um hematoma após um machucado. O abuso físico, verbal ou emocional não é aceitável em nenhum tipo de relação e menos ainda num relacionamento amoroso. Se seu parceiro te bate, te humilha, te força a manter relações sexuais contra a sua vontade ou te trata mal, você deve buscar ajuda o quanto antes.
Frente aos maus-tratos, seja do tipo de que for, você não deve se esconder e muito menos se calar. Você merece encontrar a felicidade em seu interior e romper as correntes da “jaula” que te faz mal.
às vezes não nos damos conta de que está acontecendo conosco.
ResponderExcluir