terça-feira, 31 de maio de 2016

185
Felicidades
31/05/16


A casa ... eu a deixarei de portas abertas!
Enfeitada e iluminada desde os degraus da entrada, ante-sala, sala ... corredores e demais espaços. 
Me servirei de luzes e velas!
Não haverá um só comodo às escuras ou um canto sombrio, em que se possa ficar perdido, nem esquecido.

Conservarei meus braços estendidos e abertos pra estreitar no peito, os amigos – ‘como devem ser mantidos – bem guardados'.   Sempre haverá lugar pra mais um!

Terá espaço pras crianças, animaizinhos, plantas e flores ... pra velhice ... 
até pra tristeza ... mas ela não se demorará por muito tempo!

Nenhum aniversário ficará sem ser cantado e comemorado, se não houver motivo nenhum pra celebrar – nós criaremos um!

Os cristais estarão disponíveis  pra tilintar e brindar...
E se um deles se quebrar ... terá sido no meio da festa
... muito melhor do que quebrar-se durante a limpeza da cristaleira!?
O ambiente será limpo e agradável ... sem neuroses!

Farei quitutes, tentarei novos pratos, aperfeiçoarei os que já são sucesso!
Tudo pra agradar a boca de quem me adoça a vida!
Minha mesa e eu,  estaremos sempre rodeadas de gente!
Isso são as 'felicidades' ... detalhes pequenos ... mas constantes!

Haverá música, farfalhar de roupas de festa, perfumes, amizade e alegria.  Quem não gostar de festas ... de gente ... que se incomode muito e vá morar em outro lugar –  procure uma cabana no meio da mata, que fique recluso, distante de tudo.

Nem as alcovas serão escuras ... porque o amor não teme as formas imperfeitas!






segunda-feira, 30 de maio de 2016

184
Ágnis
30/05/16


Embora não soubesse nadar
... mergulhei bem fundo!
Quase cheguei ao centro do mundo
e ele não é de fogo a queimar!
É feito de silêncio e escuridão ...
Sensação profunda de solidão!

Não consegui ver mais nada ...
de tão negras que ficaram as águas!
Se há vida lá ... não posso ver!
Eu subo, desço e subo ...
sem voltar à tona!







Luciene Ferreira


                                          
"Quando nada parece ajudar, eu vou e olho o cortador de pedras martelando sua rocha talvez cem vezes sem que nem uma só rachadura apareça. No entanto, na centésima primeira martelada, a pedra se abre em duas e eu sei que não foi aquela a que conseguiu, mas todas as que vieram
antes." (Jacob Riis)

CIÊNCIA EXPLICA - RECLAMAR ALTERA NEGATIVAMENTE O CÉREBRO

... O cérebro é um órgão complexo que, de alguma forma, funciona em conjunto com a consciência para criar a personalidade de um ser humano, sempre aprendendo, sempre recriando e se regenerando. É ao mesmo tempo o produto da realidade e o criador da realidade, e a ciência está finalmente começando a entender como o cérebro cria a realidade.
Autor, cientista da computação e filósofo, Steven Parton examinou como as emoções negativas na forma de reclamações, tanto expressas por você mesmo ou vindas de outros, afetam o cérebro e o corpo, nos ajudando a entender por que algumas pessoas parecem não conseguir sair de um estado negativo.
Sua teoria sugere que a negatividade e a reclamação realmente alteram fisicamente a estrutura e função da mente e do corpo.
“Sinapses que disparam juntas, se mantém juntas”, diz Donald Hebb, que é uma maneira concisa de compreender a essência da neuroplasticidade, a ciência de como o cérebro constrói suas conexões com base em tudo a que é repetidamente exposto. Negatividade e reclamações irão reproduzir mais do mesmo, como essa teoria destaca.
Donald Hebb explica ainda:
O princípio é simples: em todo o seu cérebro há uma coleção de sinapses (responsáveis por transmitir as informações de uma célula para outra) separadas por espaços vazios chamados de fenda sináptica. Sempre que você tem um pensamento, uma sinapse dispara uma reação química através da fenda para outra sinapse, construindo assim uma ponte por onde um sinal elétrico pode atravessar, carregando a informação relevante do seu pensamento durante a descarga.
… toda vez que essa descarga elétrica é acionada, as sinapses se aproximam mais, a fim de diminuir a distância que a descarga elétrica precisa percorrer (…). O cérebro irá refazer seus próprios circuitos, alterando-se fisicamente para facilitar que as sinapses adequadas compartilhem a reação química e tornando mais fácil para o pensamento se propagar.“ ...




        Separar-se dói, mas também pode ser uma benção
É possível separar-se de alguém com respeito e com ternura.
É possível um divórcio verdadeiramente amigável.
Mas para isso é preciso que as duas pessoas envolvidas no processo de desfazer um laço de intimidade tenham amadurecido o suficiente para conhecer a si mesmas.
Caminhamos lado a lado com algumas pessoas em alguns momentos da vida.
Minha professora de hatha ioga, Walkiria Leitão, comentou em uma de nossas aulas:
“A vida é como atravessar uma ponte. Nem sempre as pessoas com quem iniciamos a travessia são as mesmas que nos cercam agora ou com quem chegaremos do outro lado. Mas sempre há alguém por perto. Nunca estamos sós.”
O medo da solidão, muitas vezes, faz com que as pessoas suportem o insuportável. Ou se lamentem após uma separação, apegadas até mesmo ao conflito conhecido.
Ainda há mulheres que sofrem violências morais e até mesmo físicas de seus companheiros ou companheiras.
Ainda há homens que sofrem violências morais e até mesmo físicas de suas companheiras ou companheiros.
Como dar limites? Como conhecer esses limites?
Quando os limites são desrespeitados, as dificuldades começam. Dificuldades que podem levar à separação e ao divórcio. Dificuldades que podem levar ao sofrimento filhos e filhas, animais de estimação, amigos, familiares.
Caminhamos lado a lado.
Ou não.
Quando nos afastamos e nos distanciamos, nunca é repentino.
Um processo que, se desenvolvermos a clara percepção da realidade do assim como é, poderemos prever, antecipar e até mesmo alterar o desenvolvimento do processo.
Entretanto, se não conseguirmos antever o que já acontece, se colocarmos lentes fantasiosas sobre a realidade, poderemos nos desiludir e nos sentirmos traídos na confiança mais íntima do ser.
Professor Hermógenes, um dos pioneiros do yoga no Brasil, fala sobre a criação de uma nova religião chamada “desilusionismo”:
“Cada vez que temos uma desilusão estamos mais perto da verdade, por isso agradecemos.”
Se você teve uma desilusão é porque não estava em plena atenção. Mas não fique com raiva nem de você nem da outra pessoa.
Nada é fixo. Nada é permanente.
Saber abrir mão, desapegar-se – até da maneira como tem vivido – é abrir novas possibilidades para todos.
Por que sofrer? Por que manter relações estagnadas ou de conflito permanente? Ou como transformar essas relações e dar vida nova ao relacionamento?
Apreciar e compreender a vida em cada instante é uma arte a ser praticada.
Separar-se dói, confunde, mexe com sonhos e estruturas básicas de relacionamentos.
Separação pode ser também uma bênção, uma libertação de uma fantasia, de uma ilusão.
Observe em profundidade.
Será que ainda é possível restaurar o vaso antigo?
No Japão, as peças restauradas são mais valiosas do que as novas. Tem história, emoção, sentimento.
Cuidado com o eu menor.
Cuidado com sentimentos de rancor, raiva, vingança.
Esse sentimentos destroem você, mais do que as outras pessoas.
Desenvolva a mente de sabedoria e de compaixão.
Queira o bem de todos os seres. Isso inclui você.
Cuide-se bem e aprecie a sua vida – assim como é –, renovando-se a cada instante e abrindo portais para o desconhecido, o novo – que pode ser antigo, mas novo a cada instante.
Mantenha viva a chama do amor incondicional e saiba se separar (se assim for) com a mesma ternura e respeito com que se uniu.
Esse o princípio de uma cultura de paz e de não violência ativa.
Que assim seja, para o bem de todos os seres.
Mãos em prece

http://pensopositivo.com.br/voce-energiza-tudo-aquilo-que-voce-da-atencao/


Você energiza tudo aquilo que dá atenção

Somos criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo o que pensamos e sentimos!
O funcionamento de nossas células está diretamente ligado aos pensamentos que criamos, sendo constantemente modificados por eles.
A qualidade do funcionamento de nossas células é diretamente proporcional a qualidade das ondas de pensamentos que criamos.
E a qualidade das ondas de pensamentos que criamos está ligado a eles se forem produzidos por baseados no medo, ou no amor.
Se foi produzida baseada no medo, foi produzida pelo ego; suas ondas são baixas e distorcem as ondas harmônicas que entram em contato.
Se foi produzida baseada no amor, então foi produzida por um ego subjugado pela auto-aceitação divina, alinhado à produção de energia magnética do coração, servindo somente à essas ondas cardíacas e sendo instruído pela consciência superior.
Um surto de depressão, por exemplo, pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente.
A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida.
A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse.
Quem está deprimido por causa da perda de um emprego, projeta tristeza por toda parte no corpo – a produção de neurotransmissores por parte do cérebro é reduzido, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lagrimas de alegria.
A boa notícia é que todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa mudar o seu foco de atenção e a fonte de produção de suas ondas de pensamento, permitindo que sua consciência superior opere em seu sistema através do amor, usando o ego somente como o seu instrumento de apoio.
Acessar a consciência superior e alia-la às ondas de energia cardíaca, para manifestar o funcionamento e a imunidade biológica que realmente você deseja ter, é o primeiro passo para começar a refinar e purificar a saúde em todos os seus 4 corpos.
Você quer saber como esta seu corpo hoje? Lembre-se então do que pensou ontem!
Quer saber como estará seu corpo amanhã? Então olhe seus pensamentos hoje!
Lembre-se:
Ou você abre seu coração agora, ou algum cardiologista o fará por você!
Deepak Chopra







sábado, 28 de maio de 2016


Instituto Essencial Desenvolvimento do Ser
‪#‎AneteBlefari‬








"A felicidade não se resume à mera ausência da infelicidade. A supressão de uma dor não conduz necessariamente ao prazer. Portanto, é preciso erradicar as emoções negativas e desenvolver as positivas. Negativo significa menos felicidade, menos lucidez e menos liberdade interior. As emoções perturbadoras distorcem a percepção da realidade. 
As emoções positivas nos proporcionam maior clareza e precisão para tomar decisões."

Adaptado do livro "Felicidade - A Prática do Bem-estar" - de Matthieu Ricard








Anamnese Entrevistas




"Alegrar-se é ser capaz de sustentar o infinito."

sexta-feira, 27 de maio de 2016

183
Eu sinto, definitivamente!
27/05/16

Posso ter me enganado quanto a épocas e datas, mas nunca quanto aos meus sentimentos.  Eu os sinto e sei, que eles sempre têm vida muito antes de que eu consiga dar-lhes um nome. 
Sentimentos e emoções: os primeiros, mais assertivos que as segundas ... porque, estas estão sempre me dando margem à dúvida ...  Os sentimentos são claros ... as emoções nem sempre ... em sua rudeza, às vezes são tão fortes, que de pronto, não consigo entendê-las ou a “que” se referem!  Vejo então, minhas idéias embaraçadas e conflitantes ... enquanto desconheço o que se passa comigo ... incapaz de entender meu próprio processo interno!
Sei que os sentimentos acontecem no peito e as emoções nas vísceras.  Ambos se fazem sentir, mas nem sempre estabeleço uma conexão entre eles.
Isso é muito louco!
Será que sempre o que se passa no peito, também reflete no estômago?
Às vezes, a sensação das vísceras não chega a receber um nome, talvez ela se perca no caminho do reconhecimento!
Acho  que o que é visceral, ali é processado -  e no caminho que faz até a cabeça, passa antes pelo coração e o informa!
E o que dizer, de quando o que sinto no peito é diferente do que revolve minhas entranhas?  São sensações que descombinam entre si!
Como disse ... isso tudo é mesmo muito louco!
Acredito que essa seja uma via de mão dupla, entre subir e descer ... os hormônios e as substâncias químicas que meu corpo produz, causam toda essa confusão para os meus sentidos tão racionais!
Poderia dizer que a emoção me ajuda a reconhecer o sentimento ...
Ela estaria assim, mostrando-me a forma como reajo diante de um fato ou pensamento.  As emoções seriam os sentimentos ainda não catalogados pelo meu intelecto. Elas seriam as tradutoras ... decodificadoras, quase desenhando pra mim, uma forma  que torne possível  esse reconhecimento.  Não me contento em só sentir, quero saber o que estou a sentir!

Por fim, deduzo  que sou simples criatura que sente, em todas as partes, de formas diferentes ... e que na verdade quem diferencia pelo nome, pelo tipo de sentir e o nível de consciência é a minha cabeça.



quinta-feira, 26 de maio de 2016


182
Para sempre
26/05/16

Teus olhos ficarão para sempre
dentro dos meus,
guardados, junto com teu rosto,
na memória de minhas retinas
e em outras tantas!
Estejam meus olhos abertos ou não ...
partilharemos o riso e o pranto!
Será um segredo nosso!
Te guardarei como a um vaso florido
... esquecido!?
Bem no dia da mudança ... ficou
... não foi levado para a nova casa!




quarta-feira, 25 de maio de 2016

181
Simples desejo
25/05/16

Hoje é um daqueles dias em que quero ficar quietinha
e  nem tirar a cara pra fora.
Água? ... só no copo e no banho!
Um bom livro como companhia ou
um bom filme ... encorujada no sofá!
Um chocolate quente e fumegante pra esquentar minha garganta - é uma excelente pedida.
Não adianta nem me chamar pra rua!
Por favor, me esqueçam!
Vou ficar mesmo, é por aqui!



Ah! ... até parece!
Quem me dera ... É simples!
Mas é só desejo!