1054
LINHAS E MAIS LINHAS
03/09/19
Escrevo-me em linhas incertas e imperfeitas. Tento fazê-lo de forma reta e correta, mas acaba saindo um ensaio titubeante, como a criança, que ao ser alfabetizada, só consegue garranchos ... talvez me saia pior do que ela! A coordenação motora para sobrescrever-me corretamente, se mostra mais lenta e limitada, do que as mãozinhas inexperientes com o lápis.
Via de regra, corro o risco de fazer da minha verborreia, um discurso incoerente. A chance de erro é sempre maior, para quem muito fala ou muito escreve. Procuro estar atenta a isso, mas nunca se sabe, quando as ideias me traem.
Quem sofre de incontinência verbal (para ser mais especifica, aqui: relativo às letras e aos pensamentos) ... ao se deparar com alguém de sabedoria dinossáurica: com vocabulário limitado e de raciocínio preguiçoso - o palavrório passa a ser um ultraje ao interlocutor e a comunicação não acontece. Nesses casos os 'ruídos' são literais: as muitas letras e seus muitos fonemas, dificultam a transmissão. Dessa forma, inscrevo a minha incontinência e subscrevo a minha incapacidade de adequar-me à linguagem necessária.
Apenas transcrevo o que já está inscrito em mim, de início num manuscrito. A medida que a história toma corpo, vou ajeitando as ideias, na sequência; porque nem sempre elas nascem cronologicamente colocadas. Ao descrever o que se passa comigo, acabo por circunscrever-me dentro de um espaço, que talvez não me comporte, não me defina por completo e até determine ou reduza o meu real tamanho.
Por isso a minha intenção é: reinscrever-me, exaustivamente; na espera sincera, de que a cada nova escrita, possa proscrever o que não mais condiz comigo.
Assim, em me fazendo, refazendo - porque de tudo o que escrevo, sou eu, a minha primeira leitora; de tudo o que falo, primeira interlocutora - vou alinhando as ideias, refinando os pensamentos e escrevendo por linhas menos incertas e menos imperfeitas.
escrevo-me - falo da minha vida
sobrescrever-me - escrevo sobre como penso
verborreia - uso de excesso de palavras, fluência
incontinência verbal - impulsividade ao falar
subscrevo - assino embaixo
proscrever - tirar fora, expulsar
Nenhum comentário:
Postar um comentário