1482
SERÁ?
"Serviço feito não dá canseira."
Esse era um, dos muitos 'ditados' de minha avozinha. Talvez este, não pertença de fato, ao 'dito popular', mas ela tinha essa capacidade: adaptar os que já existiam, quando não existiam, ela os criava - e posso dizer que inventava e os aplicava com muita propriedade.
Hoje, eu me ponho a pensar, sobre a que tipo de 'canseira' ela se referia. Certamente, não é sobre cansaço físico, porque o 'cansaço físico' é reação do corpo ao trabalho já feito, e ela nunca foi mulher que fugisse de uma boa empreitada.
Tenho plena convicção, de que ela queria nos falar, dos efeitos causados na nossa ansiedade, que afazeres (e a própria palavra já diz - 'o que está por fazer') ... têm sobre a nossa tendência em procrastinar. Ações e compromissos, que precisamos 'encarar' e postergamos para amanhã, para quando estiver sol, para quando estivermos mais dispostos, porque ainda temos tempo ou porque ainda não é hora ... toda justificativa é válida, para tentarmos convencer a nossa consciência, sobre o adiamento. Mas a responsabilidade, por atos exclusivamente nossos e deixados para depois, não se deixa convencer - o dever cobra atitude. Todo esse processo na tentativa de convencimento gera stress, sensação de culpa e descontentamento; porque no fundo, no fundo, sabemos que o que deve ser feito, precisa ser feito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário