78
UM OLHAR SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO
'O LOBO DO HOMEM'
A mais longa e difícil viagem - o homem em busca do seu próprio eu. A queda mais alta e perigosa - cair em si. Pelos resultados aos quais se chega, podemos dizer que são duas coisas parecidas - ambas contundentes, no sentido emocional e psicológico.
A trajetória da viagem, nem sempre é confortável, aliás, a maior parte dela é árdua e desagradável, pois nos remete às passagens inóspitas, pelas quais teremos que nos aventurar, cedo ou tarde, forçosamente e solitários. O caminho, só poderá ser transposto por nós mesmos, porque é único e personalizado ao autoconhecimento e à nossa evolução. Será preciso fazermos das pedras, um local elevado de apreciação, que nos permita uma visão mais acurada do caminho à frente, quando não pudermos contorná-las ou não nos for possível, transformá-las em pontes. Nunca empilhá-las em muros.
A precipitação maior, a que alguém pode se submeter, não é aquela que um corpo pode suportar. A mais profunda extensão vertical que alguém pode percorrer em queda livre, é dar de cara com o seu real tamanho. Reconhecer até onde vai seu controle, o limite de seu desejo e vontade, admitir as imperfeições de seu caráter.
Invariavelmente, somos o 'lobo do homem', o 'lobo' de nós mesmos, enquanto julgamos conhecer a verdade do outro, quando ainda desconhecemos a nós mesmos.
20/05/21
Nenhum comentário:
Postar um comentário