sábado, 3 de abril de 2021

1333

 O PESO DA LETRA




Qual é o seu peso?  Nenhum.  Uma letra em si não pesa, só se for feita de material robusto, daquele que usamos na confecção dos letreiros, para dependurar em fachadas de lojas, indústrias ou qualquer outro estabelecimento  Mas não é desse tipo de peso que eu falo.

Além do peso físico que uma palavra - formada de letras - pode ter ... ela carrega também um peso simbólico, que repercute primeiro nos ouvidos/olhos e depois no emocional de quem a ouve ou lê.

Se quando falamos de forma desrespeitosa conosco, sobre um defeito nosso - o efeito é certo - porque nossa mente, não distingue brincadeira de coisa séria(!) ...  ora, se nossos próprios ouvidos e mente, não são capazes de identificar nosso tom jocoso e relevar o que está sendo dito, o que dirá outros ouvidos/olhos e mentes, ao ouvirem gozações ou ofensas intencionais e deliberadas, embora possam vir carregadas de subterfúgios, para mascarar a real intenção ...

É desse tipo de peso que eu falo.  As letras juntas, podem formar verdadeiras bombas, quando caem sobre o território a que se destinam; senão matam, às vezes aleijam, para sempre.  Como podem construir lindos edifícios, íntegros e resistentes.

Costumamos não atentar para o efeito, de que cada palavra tem.  Num momento de descontrole emocional, somos capazes de ferir com expressões grotescas, no sentido de aplacar nossa raiva,  com relação à nossa impotência, perante insultos ou contrariedades. Na maioria das vezes, nos deixamos levar pelo tom de agressividade do outro, numa reação tão instantânea quanto espontânea, porque ainda não dominamos as técnicas de uma comunicação não violenta, porque ainda não somos senhores de nossas emoções.

Eu costumo dizer, que uma piada só é boa, quando todos riem e quando ninguém se sente desconfortável com a graça que se faz.  É inevitável - todas as palavras ganham vida e humores, ao final das contas elas são sentidas, como entidades que ganham identidade.  

Palavras impregnam a boca de quem fala, antes mesmo de atingirem, quem está no final da linha de comunicação, seja esta, verbal ou escrita.  Até uma verdade mais pura, se não souber ser misericordiosa, é capaz de ferir tão profundamente, quanto um diamante arremessado ao rosto.

03/04/21


Nenhum comentário:

Postar um comentário