1421
PARADOXO
"Serviço feito não dá canseira." Não sei quantas vezes ouvi essa frase, dita afirmativamente, uma das muitas que minha avó falava. Como já disse, era mulher muito sábia, tinha inúmeras tiradas parecidas com essa, que deixavam bem claro o que precisava ser dito, enquanto procurava nos ensinar, de uma maneira didática, as lições, nem sem fáceis de serem entendidas.
Apesar de, às vezes, usar termos simples, sempre nos passava a sua mensagem, com toda a inteligência e transparência que lhe eram próprias. Acho que ela tentava fazer de nós, pessoas de bem e ensinar por atalhos, através de algumas falas, que não sei se eram 100 % suas, mas tinham um efeito certo.
Hoje, me veio à mente essa - do serviço feito sem dar canseira. Justamente hoje, um dia após eu ter trabalhado tanto! Devo ser sincera, estou bem cansada e como ela diria: "a canseira é grande".
É inevitável, eu modificar a entonação dessa frase, sem querer contestar o que ela - minha avó - queria dizer. Hoje, eu peço licença à ela e me permito, suspender o 'ponto final', para acrescentar em seu
lugar um 'ponto de interrogação'.
Acredito, que o que ela nos falava, na sua simplicidade, é que um serviço feito não nos pesa mais na consciência. Ela, que fazia tanta coisa ao mesmo tempo, não me lembro de ter se queixado de cansaço ou canseira - ah! ... isso eu preciso deixar claro.
Se me perguntarem hoje, se estou cansada, eu direi que sim - pesa-me o corpo, mas a consciência está levinha, levinha! Hoje, eu entendi, o que ela tentou nos dizer. Podia ser um paradoxo (coisa que ela nunca soube o que era), mas de fato, estava valorizando muito mais a responsabilidade que temos, do que o nosso bem estar. O cansaço ou canseira passam, mas a nossa omissão, em face de uma obrigação não cumprida, pode ser muito mais pesada, do que o corpo sobre a cama, depois do trabalho árduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário