quarta-feira, 6 de dezembro de 2017


PSI __ 74 __ Minhas considerações





7 sinais de que alguém está tentando te manipular psicologicamente:







Pessoas que manipulam os outros estão entre as mais egocêntricas.


Elas servem os seus próprios interesses, e muitas vezes às custas de uma vítima inocente. Métodos empregados por manipuladores podem ser caracterizados como abusivos, enganosos, desonestos e exploradores.

Embora suas ações sejam certamente maliciosas, os manipuladores muitas vezes são espertos e inteligentes. O ato da manipulação envolve processos deliberados e complexos de pensamento; algo que só pode ser alcançado por uma pessoa que usa a psicologia humana em sua vantagem.



“A manipulação psicológica é um tipo de influência social que visa mudar o comportamento ou a percepção dos outros através de táticas abusivas, enganosas ou subjugadas.” – Harriet Braiker, escritor.


Dr. George K. Simon, psicólogo clínico e especialista mundial em “manipuladores, outros com personalidades perturbadas e suas vítimas”, cita três requisitos para uma manipulação bem-sucedida:


(1) Esconder comportamentos e intenções agressivas.
(2) Compreender as deficiências psicológicas da vítima, para determinar qual método melhor alcançará os resultados desejados.
(3) Um grau incomum de crueldade; não tendo receio de infligir dano a uma vítima desconhecida.
Frequentemente, devido às técnicas inteligentes que os manipuladores usam, a vítima descobre suas intenções através de uma simples intuição. A vítima sente que algo está errado.

Aqui estão 7 sinais de que alguém pode estar tentando te manipular psicologicamente:


1.A pessoa insiste em “ouvir a sua história” primeiro

Esta primeira tática é aquela que muitos vendedores utilizam – e muitas vezes é bastante útil; Este é um meio de tentar avaliar quaisquer pontos fortes ou fracos percebidos, estes últimos serão usados ​​para dar-lhes algum tipo de “apoio” em suas táticas de manipulação.
Um manipulador pode fazer isso repetidamente. Se você suspeitar que alguém está fazendo isso com você, recuse-se a conversar.

2.Ela utiliza “sobrecarga de informações” para tentar te confundir

Manipuladores espertos podem tentar te oprimir com fatos dos quais você tem pouco conhecimento (por exemplo, estatísticas, dados, eventos). Um comportamento semelhante pode ocorrer também em vendas e outras discussões relacionadas a negócios.
Ao contrário de um vendedor experiente, no entanto, um manipulador usa essa tática exclusivamente para seu próprio ganho. Ele tentará estabelecer credibilidade através de seu “conhecimento especializado”, esperando ser capaz de controlar a situação à sua vontade.

Se você está nesta situação, é uma boa ideia usar seu melhor julgamento ou simplesmente ir embora.

3.Ergue sua voz

Alguns manipuladores podem levantar a voz ao tentar manipular agressivamente alguém. Manipuladores que se engajam neste comportamento estão tentando fazer alguém ceder às suas demandas.
Quando nesta situação, é melhor ir embora, ou simplesmente “dizer não” a quaisquer demandas.

4.Faz – ou tenta – fazer você se sentir inseguro

Pessoas inseguras são muitas vezes um alvo para manipuladores, pois a insegurança é percebida como uma fraqueza grave por esses mentirosos e enganadores. Manipuladores vão tentar maneiras diferentes de criar uma sensação de insegurança ou inferioridade, como humor negativo e sarcasmo. Eles vão, muitas vezes, fazer piadas de sua aparência, hábitos de trabalho e até mesmo de sua vida pessoal.
O primeiro passo é resistir a essa provocação. O segundo passo é deixar claro que este tipo de conversa é inaceitável e não desejada. Ou, claro, apenas se afastar permanentemente.

5.Ela vai “se fazer de boba” algumas vezes

Fingir ignorância é uma arma secreta no arsenal de um manipulador. Esta é uma tática comumente observada no local de trabalho, onde o instrutor insistirá em “se fazer de burro” – uma técnica passiva-agressiva usada para esconder alguma coisa ou evitar uma obrigação.
Não tenha medo de desmascarar a pessoa, se você estiver confiante em sua interpretação do comportamento dela. Recuse-se a assumir responsabilidades que não fazem parte de sua função.

6. Manipula fatos

Os manipuladores são, na maioria das vezes, mentirosos compulsivos e patológicos. Não é nenhuma surpresa, então, que eles mudem a verdade, em uma tentativa de ganhar algum tipo de vantagem. Eles culparão pessoas inocentes, exibirão preconceitos, exagerarão, “esquecerão” informações importantes, darão desculpas, etc., etc.
Além de respeito por sua humanidade, os manipuladores não merecem nada. Então, você não tem que ficar de braços cruzados enquanto essas pessoas alimentam-lhe com mentiras.

7.Faz pressão indevida

Manipuladores irão aplicar uma quantidade excessiva de pressão sobre alguém, em uma tentativa de levá-lo a tomar uma decisão antes de estar pronto. Eles muitas vezes criam uma falsa sensação de urgência na tentativa de elevar o nível de tensão. Claro, isso é tudo uma farsa – uma exibição teatral com um motivo subjacente, que é suprimir a capacidade de tomada de decisão da vítima e tomar o controle.


fonte:
https://osegredo.com.br/2017/03/7-sinais-de-que-alguem-esta-tentando-te-manipular-psicologicamente/





 74 __ Minhas considerações


Manipuladores são pessoas inteligentes, capazes de intuírem quais as necessidades de suas vítimas e criarem o 'modus operandi' ideal ao seu intento - abordá-las e enredá-las.

O que de início parece muito sutil, aos poucos vai se transformando num controle intencional, não detectado pela 'vítima'.

De acordo com a necessidade do manipulador, ele poderá usar de mecanismos agressivos, quando a 'lábia' não funcionar.

Um próximo passo pode ser usar o comportamento passivo-agressivo, o famoso: 'sem querer, querendo', onde mais uma vez, ele terá sempre uma desculpa.

Intimidar com a voz alta, postura, desqualificações pessoais da 'vítima', tentando fazer dela uma pessoa inferiorizada  e insegura, uso de sarcasmos, retaliações.  Há muitos comportamentos rudes a serem usados por ele, sem nunca se preocupar em estar sendo cruel.  

Crueldade é uma coisa muito comum no manipulador, desde que seja o único modo de obter seu 'resultado' - ele a usará, sem remorsos.

O conhecimento nos liberta, é fundamental, portanto, devemos estar dois passos à frente do manipulador, isso nos previne de muitos sofrimentos. Sem 'vítima', não existe manipulador.






Nenhum comentário:

Postar um comentário