1610
LINHA SOLTA E RESPONSABILIDADE
Sentimentos são espontâneos, livres como crianças - não mentem. Pensamentos são independentes, como cãezinhos que nos levam para passear. Comportamentos são nossos filhos, podem ser mal educados ou civilizados ... um resultado do nosso empenho nessa tarefa.
Nem todos os sentimentos podemos demonstrar, porque não somos mais crianças. Os pensamentos podem nascer independentes e seguirem a linha solta dos sentimentos, mas é importante segurarmos firmes a coleira e direcioná-los, para onde é conveniente que andem; porque afinal, pensamentos podem pensar. Já os comportamentos, devemos passá-los pela peneira da inteligência, porque são eles que nos definem perante a convivência, como pessoas equilibradas ou cheias de conflitos.
Precisamos considerar e pensar a respeito dos sentimentos aos quais não dominamos e sobre os pensamentos que nos sequestram, às vezes, para terrenos perigosos; pois todos eles nos dizem muito, senão tudo sobre nós. Porém como coisa 'nossa' apenas, devem ficar sob nosso conhecimento, para nos fazer descobrir como lidar com eles, de uma forma racional, polida e misericordiosa, sem nos expormos numa reação desequilibrada, possivelmente evitável.