terça-feira, 18 de agosto de 2015


3 Regras da Culinária para Manter o Valor Nutricional dos Vegetais


Você pode comer muitos legumes todo dia, mas se você os está cozinhando, você pode estar destruindo suas vitaminas e minerais. Infelizmente, o processo de cozimento pode diminuir, destruir ou tirar os nutrientes de seus vegetais.
A boa notícia é que existem métodos que ajudam a manter o valor nutricional de seus vegetais. Todos esses métodos seguem três regras de culinária:
Regra nº 1 – Cozinhe com menos água
A vitaminas B e C são nutrientes solúveis em água e são as mais susceptíveis de saírem dos vegetais quando eles suam ou são cozidos em água. Normalmente, essa água é então jogada pelo ralo. Assim, não só você está perdendo as vitaminas de seus vegetais, como você está jogando, em seguida, as vitaminas fora.
Regra nº 2 – Cozinhe em baixas temperaturas
A água e o calor são os dois maiores culpados da destruição da vitamina. Cozinhar em uma temperatura mais baixa ajuda a manter o fator do calor sob controle, mas também não se esqueça de seguir a regra “menos água”, também.
Regra nº 3 – Cozinhe rapidamente
Se você não pode cozinhar a uma temperatura baixa, opte por um menor tempo de cozimento. Quanto mais os legumes são aquecidos, mais destruição é causada à sua composição nutricional e mais eles tendem a suar ou gerar vapor .

3 Regras da Culinária para Manter o Valor Nutricional dos Vegetais

Os 5 melhores métodos de cozimento
* Refrigeração
* Vapor
* Reutilização
* Cozimento na pressão
* Grelhar
Método # 1 – Leve à geladeira
Os vegetais têm enzimas naturais que tanto sintetizam como degradam as vitaminas. Quando os vegetais são colhidos, a síntese pára, mas a degradação continua. A fim de retardar o processo de degradação, mantenha os legumes frios no refrigerador. Há também algumas vitaminas que são facilmente destruídas pelo oxigênio. Então é de extrema importância colocar os legumes cortados ou espremidos em recipientes hermeticamente fechados e armazena-los na geladeira.
Método # 2 – Vapor
Ferver os vegetais infringe a regra de “cozinhar com menos água”. Alternativamente, cozinhar os legumes no vapor permite cozinhar a uma temperatura mais baixa e também retém a água criada através do processo de vaporização.
Método # 3 – Reutilização
Sempre que os vegetais que você está cozinhando criar líquido, conserve o líquido de cozimento e use-o para outra coisa, como para cozinhar arroz ou faça um caldo. Dessa forma, você não está jogando todas essas vitaminas pelo ralo, mas em vez disso está utilizando-as em algum outro lugar.
Método # 4 – Cozimento na pressão
A panela de pressão é um ótimo método de preparação de legumes, pois permite que você cozinhe muito rapidamente (geralmente cerca de dois ou três minutos) e também manter todos os líquidos. A panela de pressão também pode ser ótima para carne de panela onde você prepara sua carne e legumes no mesmo recipiente.
Método # 5 – Grelhar
A grelha é outra grande ferramenta de preparação da refeição em um mesmo recipiente. A outra grande coisa sobre as grelhas é que você pode cozinhar os legumes, a uma temperatura baixa, com pouca ou nenhuma água. Cozinhar os legumes com casca é a melhor maneira de usar a grelha. Por exemplo, uma batata, preparados com casca, a uma temperatura baixa ajuda a preservar a maioria das vitaminas e minerais possíveis.
Desde que você tenha legumes frescos e siga as três regras de culinária – menos água, menos calor, menos tempo – você pode ter certeza que você está recebendo todos os nutrientes necessários de seus vegetais.

 http://www.noticiasnaturais.com/2015/08/3-regras-da-culinaria-para-manter-o-valor-nutricional-dos-vegetais/#ixzz3jAnLKSyt

Nenhum comentário:

Postar um comentário