segunda-feira, 27 de maio de 2024

 1657


GRÃO A GRÃO

Acho que dormia dentro da gaveta!  Mas que noite foi essa? 

Sem nenhuma pressa, passei pelo buraco da ampulheta.

Em vão, procurei uma rima, para a poeira que estava em cima ...

Grão a grão, fui descendo, crescendo um ser dessemelhante, discrepante da poeira.

Foram unidos por certa substância, mas em que instância se tornou gente!?

Um dia a ampulheta vira, a cola seca, e a vida intrínseca se faz poeira ...

e grão a grão, torno a descer, de volta ao chão!



 1656




FRENTE ÀS FERAS

Qual atitude requer mais coragem?  Ficar ou fugir?  De todo o jeito, haverá leões à espreita, sempre!  Fugir significa - que 'uns' novos e ávidos leões virão querer comer as nossas carnes; e ficar - que 'os' leões, nossos velhos conhecidos, terminarão o serviço, de comerem as nossas entranhas, pois a carne já se foi há muito tempo!  Com certeza, é mais sadio executarmos um movimento, uma atitude para sairmos da inércia de sermos devorados passivamente; de mostrarmos ao universo, o nosso consentimento, para recebermos mais ou que podemos ser mais fortes do que os leões, sem necessariamente, ter que comê-los, nem os matar.



sábado, 25 de maio de 2024

 1655



SOBRE LA MESA

Las cartas, colocadas.  Los motivos, al descubierto.  Todo, muy claro, manifesto, categórico y sin lugar a ambigüedades.  Se acabó el partido, sin posibilidades de 'revancha' o reparación - por promesas o escenarios alternativos, porque ya se había jugado en todas las formas y tiempos, en todas las condiciones y límites.


arte __  amanda cass

quinta-feira, 23 de maio de 2024

1654





MORADA DA NOITE

Sentei-me à beirada da noite.  Deixei o meu corpo cair para dentro dela - deslizar sobre sua escuridão acetinada e fria.  Foi como se mergulhasse num oceano vazio, mas fui  afundando aos poucos, como se algum fluido transparente oferecesse resistência ao peso dos meus ossos e carne. Pareceu-me,  que eu derretia manteiga, sob meu peso quente, deixando sulcos atrás de mim.  Ironicamente, escorreguei, em vez de subir para o céu - morada da noite.

Quanto à minha consciência,  não houve resistência nenhuma, ela nadou ou voou, ñ  sei bem ao certo, mas a sensação que tenho, é que ela chegou ao fundo ou ao alto(?), muito antes do que eu.

terça-feira, 21 de maio de 2024

 1653





UMA SÓ MARGARIDA 

Quebrou-se, pelo tempo de uso(?) ou pelo modo como foi usado(!) – displicente e descuidado.  Quebrou e alguns fragmentos, de tão minúsculos viraram poeira, não se pode reconfigurar como era antes.

Uma imagem nostálgica e craquelada surgiu, com muitos espaços escuros – de distância e profundidade, onde a luz entra e se perde, onde não nasce uma única margarida.  Não há cola, nem preenchimento de ouro, capaz de unir os cacos desconexos que sobraram.


arte  __  ottokim


sexta-feira, 17 de maio de 2024

 1652




PALAVRAS E SAPATOS

As palavras não ditas crescem dentro de nós.  Apesar de nascerem livres e soltas, tornam-se prisioneiras e são capazes de formar frases completas, com sentido e profundidade, numa espontaneidade assustadora.  Perdem a liberdade, para se transformarem em capítulos inteiros e secretos de nossa vida, aos quais ninguém jamais lerá!  Integram o livro de nossa história, guardam as razões, e sem dúvida farão falta, na compreensão dos nossos sentimentos, no entendimento de nossas escolhas e respectivas renúncias.  Impraticável calçar sapatos alheios, impossível conhecer a dor que cada qual carrega.



quinta-feira, 9 de maio de 2024

 91




UM OLHAR SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO  

'QUANDO O MENOS É MAIS' 

 

Quando?  Me apodero dessa frase, pretendendo fazer um uso diferente dela, tangenciando o minimalismo, quanto a dar maior atenção ao essencial e menos foco no excesso.  Tentarei ser clara. 

Temos uma tendência a exageros, de cuidado, preocupação, dedicação.  Amor nunca é demais, e nesse caso, melhor é pecar por excesso do que pela falta, é certo.   Mas aqui falarei do amor saudável, aquele que não tolhe e respeita a escolha alheia.   Com a intenção de permanecermos no controle, via de regra podemos deslisar para o caminho da manipulação, da ‘forçação’ de barra, propriamente dita, quando acreditamos estar certos - do que é 'o melhor'!

Às vezes, é preciso cuidar menos, quando já cuidamos o bastante, e o bastante não foi suficiente para atingir o objetivo pretendido.  Às vezes, é preciso nos preocuparmos menos, quando a decisão final, já não depende de nós, somente.  Às vezes, muita dedicação pode nos esgotar as energias e nos sentiremos cansados e frustrados.  É possível apontarmos a estrada, oferecermos o copo d’água, a ajuda; mas somos mestres em queremos ajudar, antes mesmo de nos pedirem ajuda, antes da sede ou da vontade de caminhar do outro.  Existem pesos que não são nossos e para os quais, não temos força física, nem capacidade emocional para carrega-los.

Uma quantidade maior de um ingrediente numa receita pode estraga-la.  Um tanto a mais de creme nos cabelos, pode ter o efeito contrário. A desculpa constante, para um costumeiro desrespeito para conosco, pode nunca fazer com que ele seja reconhecido, como um comportamento inadequado, a ser modificado.

Apesar de vivermos todos sobre o mesmo planeta, cada um está em um nível de entendimento e os propósitos de vida podem ser totalmente diferentes.  É aí que entra a regrinha ‘menos é mais’, quando é necessário retirarmos o nosso time de campo, para que o verdadeiro jogo aconteça.  Embora espectadores não muito satisfeitos com o resultado, é forçoso reconhecermos, que a luz quando se divide, tem o poder de se multiplicar, e que a nossa interferência no processo, pode ser um obstáculo, para que ela se reflita livre e brilhante, como deve ser.

 

forçação – esse termo faz parte da linguagem informal, é mais fácil de ser falado do que ser escrito, porque fica muito estranho.

domingo, 5 de maio de 2024

1651



¡TU SIEMPRE SERAS!

Cuando mis ojos te buscan, en los lugares habituales y no encuentran más que ausencia; abriré los ojos de mi corazón.  Allí te encontraré, en el lugar que te corresponde. Porque nunca fue una simple imagen, sino una presencia viva y consistente. ¡Siempre lo seras!