Ye Xian, a Original Cinderela – Um conto chinês com mais de 2.200 anos.
Antes do conto da Cinderela, existiu Ye Xian.
Cinderela é, indiscutivelmente, um dos mais lidos contos de fadas, onde é descrita a vida moça muito jovem forçada a servir sua madrasta, até que é libertada pela sua fada madrinha e o charmoso príncipe.
Escrito no século XVII por um escritor italiano chamado Giambattista Basile, posteriormente publicado no século XVIII pelo renomado francês Charles Perrault, a origem do conto é muito mais antiga e pertencente a outro reino.
O conto chinês de Ye Xian, fala de uma jovem que cresceu acostumada com uma vida cercada por abundância, até que seu pai deixou a vida, indo cair nas garras de uma madrasta malvada.
As diferenças encontradas entre estes dois contos, referem-se unicamente às culturas distintas, de cada país.
A libertação de Ye Xian’s acontece quando encontra um grande peixe falante, no rio próximo a sua casa. O peixe era um guardião enviado do céu, pela sua falecida mãe, para ajudá-la. Entretanto a malévola madrasta mata o peixe, e o prepara para o jantar. Em meio ao seu sofrimento pela perda do único amigo, Ye Xian é visitada pelo espírito de um ancestral, informando-a que o espírito de seu amigo peixe estaria sempre vivo.
Ao enterrar os ossos do peixe amigo, em seu quarto, seu espírito se manifesta como um gênio saído da lâmpada e magicamente, cumpre os desejos da menina.
“Um peixe é o desejo de seu coração”.
Seguindo o que posteriormente foi escrito no conto “Cinderela”, o sapato dourado e o pé pequeno (típico das antigas tradições chinesas que encolhiam os pés das meninas) faz parte da estória, no encontro com o príncipe.
Bem, pelo menos entendemos de onde saiu o pé tão pequeno, da Cinderela..
Nenhum comentário:
Postar um comentário