BORBOLETAS LEMBRAM DO QUE APRENDERAM
QUANDO ERAM LAGARTAS
Aposto que, quando você aprendeu sobre a metamorfose de uma lagarta até o estágio de borboleta, ficou surpreso. Afinal o animal basicamente ganha um corpo novo. E, de forma surpreendente, cientistas da Universidade de Georgetown descobriram que os animais lembram de coisas que aprenderam em seu primeiro estágio de desenvolvimento.
Para testar a hipótese, os pesquisadores treinaram lagartas para evitar certos tipos de cheiro (associando os odores com choques). Depois eles verificaram que, no estágio adulto, as borboletas ainda evitavam os cheiros que foram associados com choque - mesmo que o conhecimento não tenha sido reforçado na fase adulta.
Apesar de isso indicar que as lembranças permanecem, os pesquisadores ainda não sabem qual é a estrutura responsável por armazenar essas informações.
Mas qual é a importância de saber que as borboletas lembram de acontecimentos do estágio larval? Basicamente porque isso pode influenciar na sua escolha de habitat - e, com os insetos sendo polinizadores importantes que garantem a reprodução das plantas, compreender suas escolhas é primordial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário